O CONSUMIDOR DO FUTURO 2024
Por Juedir Teixeira
Ph.D.
A WGSN, a maior autoridade global em tendências de consumo e design acaba de divulgar um estudo sobre o Consumidor do Futuro 2024, sobre o qual resolvi compartilhar alguns insights com vocês. O estudo, apresenta os principais sentimentos e perfis dos consumidores, e o que deve ser feito para conquistar o engajamento de consumidores altamente estimulados, que sofrem com o excesso de dados e uma sensação de choque com o futuro.
O consumidor de hoje é diferente dos consumidores de ontem, que é diferente do consumidor de amanhã. Em um mundo de rápida transformação equilibrar as necessidades de hoje com as exigências do amanhã é o grande desafio para qualquer marca interessada em continuar sendo relevante para o seu público e existindo no futuro.
O estudo da WGSN é dividido em duas partes:
1: Sentimentos do consumidor: sendo que alguns dos sentimentos podem surgir antes em determinadas regiões, mas todos devem chegar ao mercado de massa até 2024
2: Perfis do consumidor: Os sentimentos do consumidor foram divididos em quatro blocos:
1 – Sentimentos do Consumidor
- Choque com o futuro: mudanças rápidas na sociedade e na tecnologia causam um sentimento de apreensão.
“No passado, você tomava uma decisão e pronto. Agora você toma uma decisão e pensa: o que vai acontecer depois? Tem sempre um depois”
Alvin Toffler, autor do livro ‘Future Shock’
Em 2024, vamos ver o surgimento da internet de tudo – uma existência circular sem fronteira entre os mundos físico e digital. A expectativa pela metaeconomia e a ansiedade produzida pelo excesso de mudança em um período curto de tempo vão afetar a vida cotidiana e esse sentimento tem nome: Choque com o futuro.
- Excesso de estímulos: a sobrecarga emocional e um estilo de vida sempre conectado estão esgotando os sentidos das pessoas.
“O movimento atrai a nossa atenção porque nos ajuda a sobreviver. Quanto mais conteúdo temos à disposição, maior é o nosso déficit de atenção e a nossa urgência em buscar conteúdo novo.”
Eliza Aguhar, membro da plataforma canadense Knowledge Society
Segundo o historiador sensorial Mark Smith, a pandemia causou uma revolução sensorial, tendo em vista que o isolamento e os novos padrões de trabalho e de comportamento social geraram mudanças rápidas, que os nossos sentidos precisam se submeter para navegar no mundo atual. O toque físico fica cada vez mais raro, enquanto outros elementos sensoriais, como barulhos e luzes artificiais, parecem incomodar mais após os lockdowns. Essas mudanças, que em condições normais levariam décadas ou séculos para ocorrer, é o que gera o excesso de estímulos.
- Otimismo realista: chegou a hora de esquecer a positividade tóxica e encarar tudo de modo realista;
Em meio ao trauma, abandone a busca por narrativas de felicidade. Pesquisas apontam que as pessoas que tendem a lidar melhor com as crises não focam em momentos de felicidade ou de distração. Elas aceitam o sofrimento, mas não são esmagadas por ele.”
Anna Gotlib, ‘Letting Go of Familiar Narratives as Tragic Optimism in the Era of Covid-19
Pesquisadores que estudam os efeitos pós-traumáticos descobriram que seres humanos são capazes de desenvolver sentimentos positivos em períodos difíceis. Mais importante não é o evento traumático em si que leva a esse aprimoramento, mas o modo pelo o qual o evento é processado. O otimismo realista vai ser fundamental em 2024, não só́ por causa da guerra na Ucrânia, mas porque muitas pessoas estarão sobrecarregadas pela cultura da superação e com medo do retorno à vida normal que já́ não corresponde mais as suas aspirações.
- Encantamento: um sentimento de fascinação que se manteve em segundo plano nos últimos anos, volta com força.
“Embora nos sintamos ‘pequenos’ nos momentos de encantamento, ficamos mais conectados e próximos das outras pessoas. Esse é o proposito do encantamento, ou pelo menos um deles.”
Yang Bai, pesquisadora da Universidade da Califórnia
O encantamento reúne e inspira as pessoas. Cientistas acreditam que
o encantamento pode ter sido decisivo para a evolução dos nossos ancestrais,
que tiveram de lidar com fenômenos ambientais que exigiram cooperação em
grupo. Ferramenta essencial para a sobrevivência humana há diversos séculos,
o encantamento é necessário para o futuro, principalmente nos momentos de reconstrução. Como emoção coletiva, o encantamento diminui a perspectiva do eu e ajuda a expandir o mundo. Em 2024 o encantamento será́ o maior conector numa era de fragmentação.
2 – Perfis do consumidor:
- Reguladores: após anos de mudanças e incertezas que o impactaram, esse grupo se baseia na consistência como mecanismo de sobrevivência.
Sofrendo de névoa cerebral e avessos a mudanças, os Reguladores buscam o comercio sem contato para manter o controle e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Em especial, a Geração X que é bastante controladora.
Pesquisa apontam que incerteza é mais estressante do que ter certeza de que algo ruim vai acontecer, em função do controle. Em consigo me prevenir sabendo que algo ruim vai acontecer, mas não consigo me prevenir com a incerteza. Entender o perfil dos reguladores é fundamental para a sua marca manter-se relevante para eles.
- Conectores
Contrários à cultura da pressa – mas não preguiçosos. Eles estão determinados a reescrever as regras do empreendedorismo e do compartilhamento. Esse grupo de consumidores está redefinindo o conceito de compartilhamento, comprando de forma coletiva e investindo em serviços de assinatura e deixando os seus empregos enquanto enxergam o sucesso sobre uma nova perspectiva. Essas gerações mais jovens têm menos filhos, preferem morar com amigos, assumir relacionamentos mais sérios e trocam de empregos ou se demitem em velocidade jamais vista. Os Millennials e a Geração Z são responsáveis pela morte de muitas empresas. A sociedade está na interseção entre o surgimento de novos valores, a inflação em alta e salários em baixa a falta de serviços públicos. Para eles, os conectores, essa é a tempestade perfeita.
As crises econômicas são períodos de destruição criativa, quando surgem novas ideias e maneiras de fazer negócio. Para os conectores o período de destruição criativa, está resultado em empreendedorismo, com um número recorde de pedidos de abertura de novas empresas nos EUA, de 1,4 milhão, em 2021. Enquanto a Índia se consolidou como o terceiro maior ecossistema de startup do mundo, perdendo apenas para os EUA e a China. Porém, um equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal, criado pelo referido grupo, deve ter um impacto ainda mais significativo no varejo.
- Construtores de memórias
Os sentimentos pós pandemia de culpa e remorso estão sendo transformados em vidas mais enxutas e novos conceitos de família. Em 2024, os conectores vão preferir focar no momento presente, simplificando a vida e investindo na abundância do tempo, em detrimento de viver buscando a perfeição.
Estamos passando de tempo sem precedentes para tempos difíceis, tentando aproveitar ao máximo cada segundo. Para esse grupo, o mecanismo de enfrentamento tem sido ancorar-se no passado, porque o passado não muda, ele é estável.
- Neo-sensorialistas
Eles adoram tecnologia. Só não querem enxergar a vida por um headset de realidade virtual. Muito pelo contrário. Este consumidor híbrido quer o melhor dos dois mundos: carteiras digitais para compras físicas e momentos em realidade virtual que possa experimentar na vida real. Em 2024, os varejistas devem estar preparados para lidar com os Ne-sensorialistas. Enquanto determinados grupos adotam uma abordagem mais equilibrado em relação a internet de tudo, eles são um exemplo perfeito de consumidor híbrido. Querem pagar um jantar presencial com criptomoeda, desbloquear recompensas no metaverso para usar na realidade, investir em NFT para pendurar a obra na parede de casa. Em vez de medo da tecnologia, eles têm esperança.
Ter medo da tecnologia não é um fenômeno recente: antigamente, as pessoas se escondida da eletricidade. Nos anos de 1890, as pessoas tinham tanto medo do impacto que a bicicleta teria na sociedade que simulavam doença para impedir que as mulheres pedalassem.
Se você se interessou pelo tema e quiser a profundar os seus conhecimentos, acesse o link e veja a pesquisa completa.
Fonte: WGSN