DIA DOS PAIS: COMO APROVEITAR AS OPORTUNIDADES DE VENDA

Por Juedir Teixeira

Ph.D.

Pelas informações que se tem a respeito, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar à luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

O primeiro Dia dos Pais foi comemorado pelos nortes americanos em 19 de junho de 1910.

No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering, alguns dizem que foi atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, de seu jornal e foi festejada, pela primeira vez, no dia 16 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, completando exatos 69 anos em 2022.

Posteriormente, por motivos comerciais, a data foi alterada para o segundo domingo de agosto.

Atualmente o Dia dos Pais e o quarto em termos de oportunidade de venda para o varejo em geral, perdendo apenas para o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Logicamente que para quem trabalha com produtos destinados ao público masculino esta é a segunda melhor data de venda, perdendo apenas para o Natal.

E você que trabalha com esse tipo de público já estabeleceu as suas estratégias para aproveitar esta ótima oportunidade de vender mais?

As ações a seguir mencionadas se adotadas com a devida antecedência poderão melhorar o resultado do seu negócio:

  • Se você tem uma loja online, pode programar uma janela pop-up – aquela que aparece destacando algo, ou incluir um banner com indicação da promoção do dia;
  • Preparar um mix de produtos com ofertas especiais, com montagem de kit e outros atrativos para chamar a atenção de   seus clientes e conquistar novos consumidores;
  • Elaborar uma vitrine atrativa e vendedora, com as principais ofertas oferecidas, para chamar a atenção do público passante;
  • Fazer um trabalho nas mídias sociais, com a devida antecedência, comunicando aos seus clientes as principais ofertas da loja a sua disposição;
  • Preparar a sua equipe de venda com as melhores práticas de abordagem, sondagem, demonstração e fechamento de venda, para não perder nenhuma oportunidade de transformar passante em comprador;
  • Se a sua equipe der um show de encantamento, esta será uma grande oportunidade para fidelizar os seus clientes, inclusive os novos, aumentando a sua carteira de clientes satisfeitos;
  • Pesquisar os principais concorrentes para identificar as ofertas por eles oferecidas e contra-atacar com alternativas de maior atratividade;
  • Cadastrar os novos clientes para que possam ser realizadas ações de pós-venda, para torná-los clientes cativos da sua marca;
  • Após a data, avaliar os resultados obtidos, comparando com anos anteriores e anotar o que deu certo e que não foi tão bem, para que possa ser corrigido no ano seguinte ou em outros eventos da mesma natureza. Agindo dessa forma, você fará o que se chama no mundo corporativo, notadamente nas grandes empresas, de gestão do conhecimento.

As ações propostas certamente aumentarão as vendas da sua loja nessa data comemorativa e poderão aumentar as vendas nos meses subsequentes, com o aumento da sua base de cliente.

 

 

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