Uma empresa varejista para desenvolver o o seu negócio, por menor que ela seja, precisa desempenhar as sete variáveis abaixo, da melhor maneira possível para sobreviver nesse mundo dos negócios em constantes mudanças a cada dia mais competitivo.
Você pode medir a maturidade de gestão da sua empresa varejista, usando a Matriz de Importância x Desempenho, basta preencher o quadro abaixo, respondendo de zero a dez, na visão de seus gestores, qual o nível de importância de cada uma das variáveis para o sucesso do seu negócio. No campo desempenho você deve analisar, também de zero a dez, qual a performance da sua empresa em cada uma das variáveis.
Quanto maior o gap entre a importância e o desempenho, maior será a importunidade de melhoria da variável.
Para facilitar o preenchimento da tabela, faça o diagnóstico e encontre respostas para as seguintes perguntas:
1. Gestão Financeira:
○ A sua empresa elabora um Demonstrativo de Resultados (DRE), mensal, por loja?
○ A sua empresa trabalha com orçamento anual de vendas, de despesas e de resultados?
○ Existe uma separação entre a pessoa física e a jurídica na hora de usar dos recursos da empresa?
○ Existe um planejamento de retirada mensal dos sócios? A retirada é feita fielmente dentro do que foi planejado?
○ A sua empresa tem capital de giro suficiente para cumprir suas operações? Ou necessita de capital de terceiros?
○ A sua empresa tem reserva de caixa para enfrentar possíveis adversidades futuras?
2. Gestão de Produto e Estoque
○ Existe o caso de os produtos que a empresa mais vende não ter no estoque e o que menos vendem estar com estoque sobrando?
○ Existe um equilíbrio entre a variedade de SKU e profundidade?
○ Existe um número de SKU previamente definido para cada categoria de produto?
○ A sua empresa tem um acompanhamento sistemático, através de indicadores de desempenho, da cobertura e do giro do estoque?
○ A sua empresa usa a classificação ABC (20/80, 30/15 e 50/5), para fazer a gestão de estoque?
○ A sua empresa acompanha a cobertura de estoque de acordo com a classificação ABC de estoque?
○ A sua empresa conhece, dentre os produtos vendidos quais os mais sensíveis a preços?
○ Qual critério a sua empresa usa para fazer a precíficação dos produtos, um markup único por categoria ou um markup para cada tipo de produto?
○ O time de venda tem conhecimento profundo sobre os produtos que vendem?
○ Todos os gestores das lojas sabem na ponta da língua quais sãos 10 ou 20 produtos mais vendidos?
○ Os gestores das lojas sabem quem são os principais concorrentes e fazem o acompanhamento da concorrência usando os 4P’s do marketing?
3. Experiência de Compra
○ As lojas estão sempre limpas e arrumadas e sem atritos para os clientes?
○ Os produtos são bem expostos no ponto de venda?
○ Os preços e promoções são claramente identificados para os clientes?
○ Você tem o hábito de parar em frente a loja para olhar se ela está atrativa para os clientes?
○ Com relação a qualidade do atendimento o seu time de venda recebe os clientes com brilho nos olhos e sorrisos nos lábios?
○ O seu time de venda faz uma boa abordagem, uma boa sondagem, uma boa demonstração dos produtos e um bom fechamento da venda, levando o cliente até o caixa ou a porta com um muito obrigado e volte sempre?
○ A sua empresa tem o hábito de ouvir os clientes?
○ A sua empresa faz avaliação periódica da qualidade do atendimento através o NPS?
○ O que a sua empresa tem feito para melhorar a experiência de compra de seus clientes para que eles mantenham a lealdade a marca?
4. Visual Merchandising
○ A fachada de sua loja é atraente e está bem cuidada?
○ Sua vitrine expõe corretamente o mix de seus produtos?
○ Os produtos da vitrine e interior da loja estão devidamente precificados?
○ Os locais de tráfego dentro da loja permitem a boa circulações dos clientes?
○ A agrupamento dos produtos, que é importante para facilitar a compra do cliente e estimular a venda adicional, é adotado em sua loja?
○ A sinalização na loja serve para auxilia o cliente a tomar decisões de compra?
○ As prateleiras são devidamente abastecidas, não causando uma impressão de ruptura nos produtos?
○ Equipamentos, mobiliário e os suportes estão sempre bem cuidados?
○ A Iluminação da loja é agradável?
○ A “Atmosfera da Loja”, que é o agrupamento de Elementos Físicos (Embalagem, Uniforme, Mobiliário…) com Elementos Não Físicos (Música, Aroma, Atendimento…) é devidamente trabalhada para encantar o cliente?
5. Marketing/Comunicação
○ Faz ações, tais como: Promoções, Liquidações/Descontos, Aniversário da Marca / da Loja etc?
○ Cria material de comunicação para a loja, como faixas, encartes/catálogos, banners, painéis, cartazes promocionais etc?
○ Tem Programa de Fidelidade?
○ Faz parcerias de benefícios com outras empresas?
○ Tem definidas as Personas (Cliente e Consumidor)?
○ Utiliza alguma mídia Offline, tais como anúncio em revista, jornal, outdoor, carro de som etc?
○ Utiliza Mídias Sociais, tais como Instagram, TikTok, Facebook, Linkedin, Youtube etc?
○ Utiliza Linktree no descritivo do Instagram?
○ Tem Whatsapp Business com Catálogo Interativo?
○ Tem Site ou E-commerce?
○ Utiliza Marketplace?
○ Tem um planejamento com Calendário de Postagens contemplando todas as mídias?
○ Faz Google Ads e Instagram/Facebook Ads, ou seja, investe em mídia paga nas redes sociais?
○ Trabalha SEO da marca, para otimização dos motores de busca?
○ Tem as Hastags bem definidas do negócio?
○ Tem Google Meu Negócio?
○ Faz postagens e solicita avaliações no Google Meu Negócio?
6. Pessoas
○ As pessoas são recrutadas, selecionadas, treinadas e desenvolvidas de acordo com os objetivos estratégicos da empresa?
○ Existe meta de venda por vendedor e categoria de produtos?
○ Existem planos de cargo, salários e carreira na empresa?
○ Existe programa sistemático de treinamento do time da empresa?
○ Existem programas de treinamento de liderança para motivar e manter os times motivados?
○ O que a empresa tem feito para atrair, selecionar e manter os melhores talentos?
○ O nível de rotatividade de pessoal está abaixo ou acima da média do mercado de atuação da empresa?
○ Existem indicadores para medir a performance de recursos humanos da empresa de acordo com os objetivos e metas previamente estabelecidos?
7. Tecnologia
○ Qual o nível da tecnologia da sua empresa, relação aos seus concorrentes do mercado?
○ Sua trabalha com ERP?
○ Todas as vendas são vinculadas a um cliente no PDV?
○ As novas tecnologias desenvolvidas na sua empresa, tem como objetivo melhorar a experiência de compras dos seus clientes ou são voltadas para atender somente a melhoria dos processos internos?
○ Quem define que novas tecnologias serão incorporadas pela empresa, o gestor de TI ou o gestor de negócio?
○ Sua empresa trabalha com gestão por indicadores de desempenho, com definição clara de objetivo, indicador, meta e estratégia ou iniciativa (BSC)?
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○ Se você quiser saber o diagnóstico da sua empresa, preencha a tabela antes mencionada e envia para contato@jtbconsultoria.com.br, que retornaremos com o resultado do diagnóstico.
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Juedir Teixeira
PhD.