MATURIDADE DE GESTÃO


MATURIDADE DE GESTÃO


Você pode identificar o nível de maturidade da gestão da sua empresa e quais as áreas com maior oportunidade de melhorias, usando duas ferramentas estratégicas de gestão: as seis Variáveis da Gestão e a Matriz de Importância x Desempenho.


Segundo Teixeira (2018), ao longo dos anos as diversas escolas de administração, cada uma ao seu tempo, deu ênfase a determinada atividade que hoje representa as seis Variáveis da Gestão Estratégicas de qualquer organização, começando pela escola de Administração Cientifica de Taylor, passando por todas as escolas até chegar aos dias atuais. As diversas ênfases atribuídas pelas várias Escolas de Administração, desde 1900 com o início dos estudos de Taylor, que deu ênfase as Tarefas; depois com ênfase na Estrutura com os estudos de Fayol (1910) passando por Pessoas (Elton Mayo 1930), Ambiente, (1950) Tecnologia, (1980) e Competitividade, (2000) somam as seis Variáveis Estratégicas que afetam o desempenho das empresas no mundo atual dos negócios.


As seis Variáveis da Gestão



Atualmente, podemos usar as seis variáveis estratégicas para medir o nível de maturidade da gestão de uma empresa e identificar as oportunidades de melhorias usando a matriz de importância x desempenho.


Para identificar o nível de maturidade de cada variável na sua empresa, basta responder as seguintes perguntas:


Tarefas:

· Todos os processos da empresa estão mapeados?

· Os processos mapeados são revisados periodicamente para introduzir inovações?

· Os processos são simples e fáceis de serem utilizados?

· Todos os colaboradores desempenham as suas tarefas de acordo com o que estão escritos no processos?

· Existem indicadores de desempenho, com metas previamente estabelecidas para medir o desempenho de cada processo?

Estrutura:

· Existe uma estrutura organizacional (organograma), claramente definida?

· As atribuições de cada departamento da estrutura organizacional estão descritas e claramente identificáveis?

· Existe conflitos de atribuições entre os diversos departamentos?

· Existem indicadores de desempenho para medir a performance de cada departamento de acordo com os objetivos estratégicos da empresa?

Pessoas:

· As pessoas são recrutadas, selecionadas, treinadas e desenvolvidas de acordo com os objetivos estratégicos da empresa?

· Existem planos de cargo, salários e carreira na empresa?

· Existem programas de treinamento de liderança para motivar e manter os times motivados? A sua empresa está conseguindo reter os talentos?

· O nível de rotatividade de pessoal está abaixo ou acima da média do mercado de atuação da empresa?

· Existem indicadores para medir a performance de recursos humanos da empresa de acordo com os objetivos e metas previamente estabelecidos?

Ambiente:

· A sua empresa sofre muita influência do ambiente externo? Aumento do dólar, condições climáticas, mudança do comportamento do consumidor, por exemplo?

· A sua empresa atua com foco no produto ou foco no cliente?

· Quais fatores externos influencia o seu negócio? Você acompanha sistematicamente esses fatores?

Tecnologia:

· Qual o nível da tecnologia da sua empresa em relação aos seus concorrentes do mercado?

· As novas tecnologias desenvolvidas na sua empresa, tem como objetivo melhorar a experiência de compras dos seus clientes ou são voltadas para atender somente a melhoria dos processos internos?

· Quem define que novas tecnologias serão incorporadas pela empresa, o gestor de TI ou o gestor de negócio?

Competitividade:

· Qual o nível de competitividade do seu modelo de negócio?

· A sua empresa tem conseguido manter ou aumentar a margem de contribuição do seu negócio?

· Qual a tendência do nível de competitividade do seu negócio? Aumentar ou diminuir?

· A sua empresa monitora o nível de competitividade do seu segmento de marcado?

· O que a sua empresa tem feito para manter-se competitiva no mercado?


Com base nas respostas acima, que devem, preferencialmente, ser respondidas pelo time de gestores da empresa, para que tenha olhares diferentes, você deve preencher o quadro abaixo, mencionando de zero a dez o nível de importância de cada variável para o sucesso do seu negócio e o nível de desempenho de cada uma atualmente na sua empresa, na visão média do time de gestores.



Você deve analisar o gap existente entre a importância e o desempenho de cada variável, quanto maior o gap maior a oportunidade de melhoria, que deve merecer prioridade de atuação. A variável com desempenho superior a importância, significa que a empresa está desperdiçando esforço.


Veja o exemplo no gráfico a seguir:



Com base no gráfico acima, responder as seguintes perguntas:

· Qual a variável que merece mais atenção?

· Em qual variável está sendo feito esforço desnecessário?


Prestamos consultoria em gestão estratégia de negócios, nas modalidades presencial e online, em qualquer lugar do Brasil. Quer saber mais entre em contato com a gente: contato@jtbconsultora.com.br e WhatsApp (21) 99966-6701.


Juedir Teixeira

PhD.

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