METÁFORA: GESTÃO X FUTEBOL



















Existe alguma semelhança entre Gestão e Futebol?

Neste artigo fiz uma metáfora comparando a Gestão com o Futebol.

No futebol a essência é o gol. Se o time não fizer gol, não ganha e se não tomar gol não perde. O resto é tudo estratégia montada para que a essência seja alcançada. Contrata os melhores jogadores, o melhor técnico, a melhor equipe médica, equipe de performance de elevado padrão e treina o time exaustivamente para fazer gol e evitar tomar gol. Todos da equipe ajudam a fazer gol, mesmo os jogadores de defesa e também todos colaboram para não tomar gol, inclusive os atacantes.

Na gestão a essência e o resultado do negócio, que em uma empresa é o lucro. Para obter lucro a empresa precisa aumentar venda e reduzir despesas ou fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Então podemos concluir que a essência da gestão é aumentar venda e reduzir despesas e assim como futebol, todos na empresa devem estar comprometidos como o aumento de venda e com a redução das despesas, o que somente é possível com a melhoria contínua dos processos.

Mas a final de contas o que são processos? São todas as ações que se realizam em uma empresa para que ela possa cumprir sua missão. No caso do varejo, cito alguns processos:

· Escolha do público alvo;

· Identificação dos concorrentes;

· Escolha do ponto, no caso de loja física;

· Definição do mix de produtos;

· Definição do mapa de sortimento;

· Seleção de fornecedores;

· Compra;

· Precificação;

· Recebimento e armazenagem;

· Controle de estoque;

· Recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal;

· Definição do sistema de remuneração;

· Gestão financeira;

· Gestão de loja;

· Visual merchandising;

· Gestão de marketing

· Definição de métricas de avaliação de desempenho operacional;

· E outras ações.

Quando falamos em gestão, estamos nos referindo a todos os processos mencionados e muitos outros que o espaço não nos permite relacionar, devendo para cada um ser definido:

· Objetivos;

· Metas;

· Estratégias ou iniciativas através das quais as metas serão alcançadas;

· Indicadores de desempenho para saber se está indo em direção as metas. Se não estiver indo em direção as metas, mudam-se as metas ou as estratégias.

Para que todos os processos sejam realizados com a maior eficácia possível, é necessário, assim como futebol, que o time de gestores e colaboradores, seja selecionado, treinado, desenvolvido e motivado da maneira mais eficaz possível.

A importância do investimento no time de colaboradores pode ser sintetizada pela frase proferida por John Furner, presidente do Warmart nos EUA, no Big Show da NRF, realizado em janeiro deste de 2020 na cidade de Nova Iorque, do qual tive a honra de participar:

Não há melhor investimento que você possa fazer do que nas pessoas que você tem na sua equipe, que estão servindo as pessoas que estão pagando para você estar lá”.

Faça uma reflexão se todos do seu time estão devidamente capacitados para definir, da melhor forma possível, os processos da empresa e realizá-los de maneira eficaz com foco em resultados. Se a resposta for sim, parabéns. Se a resposta for não, o que você, como gestor, pode fazer para melhorar?

Juedir Teixeira

Ph.D.

24 visualizações
Fale conosco

21 99966.6701 (Whatsapp)

 

contato@jtbconsultoria.com.br

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon