Buscar
  • Prof. Dr Juedir Teixeira

O DESAFIO DA LIDERANÇA: Como Fazer Acontecer em Sua Empresa


Um bom gestor para desempenhar bem o seu papel, precisa conhecer os princípios fundamentais de gestão, ou seja, as principais ferramentas de gestão e ter uma boa liderança, sendo que uma boa liderança é fundamental para o sucesso de um gestor.

Os autores James M. Kouzes e Barry Z. Posner, vem estudando o assunto desde o início dos anos 1980 e o Best-Seller da dupla - O DESAFIO DA LIDERANÇA: Como Fazer Acontecer em Sua Empresa, está na sexta edição e merece ser lido por quem deseja aperfeiçoar a sua performance como líder.

O referido livro contém conhecimento atemporal que os autores acumularam por mais de 30 anos, através de pesquisas que são realizadas com líderes de todos os segmentos e de empresas e organizações de todos o porte e de todas as partes do mundo.

A arte de liderar envolve a reunião de pessoas para uma causa comum e ser líder exige comprometimento com bem maior. As duas atividades são fácies de dizer e difícil de implementar, mas os autores oferecem conselhos reais, baseados em sólidas pesquisas, que nos orientam na direção correta.

O Desafio da Liderança, menciona como os líderes motivam as pessoas para atingirem grandes objetivos nas organizações, abordando as práticas adotadas pelos lideres para transformar valores em ações, visão em realidade, obstáculos em inovação, isolamento em solidariedade e riscos em recompensas. Aborda também a liderança que cria o ambiente no qual as pessoas convertem desafios em sucessos fantásticos.

Com base nos estudos e pesquisas os autores definiram Cinco Práticas de Liderança, as quais cito a seguir:

· Modele o Estilo;

· Inspire uma Visão Comum;

· Questione o Processo;

· Capacite os Outros para a Ação;

· Anime os corações.

As Cinco Práticas não são competências particulares de indivíduos que os autores estudaram, nem pertencem a um grupo restrito de estrelas. Liderança não diz respeito a personalidade, mas a comportamento. As Cinco Práticas estão disponíveis para qualquer um que aceite o desafio de ser líder, ou seja, levar as pessoas e organizações para lugares nos quais nunca estiveram. O desafio de transformar o bom em excelente.

Modele o Estilo:

Os títulos são reconhecidos, mas é o comportamento que se atribui o respeito. O exemplo não é a melhor maneira de liderar: é a única. Você como líder deve dar o exemplo para os seus liderados Como liderança é comportamento você deve modelar o seu estilo de liderança baseado em princípios e valores. No referido livro tem diversos exemplos de várias lideranças, que enfatizam que o melhor estilo de liderança é aquele baseado em valores e você precisa expressar os valores que são comuns ao grupo.

Inspire uma Visão Comum

Os lideres enxergam o futuro, imaginando possibilidades vibrantes e dignificantes. Não é possível obrigar o comprometimento; você como líder precisa inspirá-lo. O líder precisa arregimentar outras pessoas para uma visão comum, compartilhando suas aspirações. O mais importante não é o líder ter visão, é envolver as pessoas no processo. Para contribuir para o alcance da visão, os outros precisam se sentir como parte dela. O sonho da visão precisa ser compartilhado por todos. Você não pode propagar uma visão na qual não acredita.

Questione o Processo

Questionar é fundamental para a grandeza. Nenhuma pessoa alcança um melhor desempenho mantendo as coisas do mesmo jeito. O verdadeiro líder é um pioneiro disposto a se aventurar pelo desconhecido. Você, como líder precisar buscar oportunidades, tomando a iniciativa e olhando para fora, procurando soluções e melhorias inovadoras. Assumir riscos é uma atitude fundamental do líder. Como mudança e inovação envolvem arriscar e experimentar, sua principal contribuição como líder é criar um clima de experimentação, reconhecer boas ideias, apoiá-las e se dispor a desafiar o sistema. Líderes sempre aprendem com seus erros. A vida é o laboratório do líder e os maiores lideres utilizam o maior número possível de experimentação. O líder deve estimular a colaboração, promover a confiança e facilitar o relacionamento.

Capacite os Outros para a Ação

Os grandes sonhos não se tornam realidade através de uma única pessoa. Grandes realizações requerem esforço de equipe. Exige confiança sólida e relacionamentos duradouros. Requer colaboração de grupos e responsabilidade individual e começa com capacitação das pessoas ao seu redor. O líder precisa estar aberto a todas as ideias e dar voz a todos no processo de tomada de decisão. A equipe deve sempre prevalecer sobre qualquer integrante. O papel do líder é estimular a colaboração, promover a confiança e facilitar o relacionamento. Deixar cada membro dar a sua contribuição para qualquer ação e fazer com que se sinta parte dela é a melhor ferramenta para o sucesso da ação. Quanto mais as pessoas confiam em seu líder e na equipe, mais assumem riscos, inovam, fazem mudanças e seguem em frente. Quando os indivíduos se sentem confortável para expressar suas opiniões, a equipe se sente capacitada para agir. Esse nível de conforto com a tomada de decisão é fundamental para criar um espaço propício para a colaboração.

Anime os Corações

A subida ao topo é árdua e íngreme e deixa as pessoas frustradas, exaustas e desiludidas e, muitas vezes, tentadas a desistir dos objetivos e metas. Atos autênticos de cuidado atraem as pessoas. As pessoas querem estar confiantes de que seus gestores confiam nelas e nas suas capacidades de atingirem suas metas. Valorizar e reconhecer uma conquista é uma excelente maneira de demonstrar o valor de um colaborador. O verdadeiro líder reconhece as contribuições e demonstra apreço pela excelência individual. Ser um líder requer demonstrar apreço pelas contribuições das pessoas e criar a cultura de celebrar os valores e as vitórias, construindo um espírito de comunidade.

Reconhecimentos e celebrações precisam ser pessoais personalizados. O reconhecimento pode ser o trabalho mais difícil de qualquer líder, porque exige muita honestidade e sinceridade, mas é fundamental para o sucesso do seu trabalho.

Estas Cinco Práticas de Liderança oferecem um sistema operacional o qual pessoas estão utilizando como lideres, quando estão no seu melhor e existem evidências que essas práticas de lideranças são importantes. Centenas de estudos relatam que as referidas práticas fazem a diferença positiva no engajamento e no desempenho das pessoas em qualquer organização, seja ela, com ou sem fins lucrativos e qualquer que seja o seu porte e localização.

O comportamento exemplar do líder faz uma profunda diferença positiva no comprometimento e motivação das pessoas, no desempenho delas no trabalho e no sucesso das organizações.

Essa é a conclusão definitiva que os autores chegaram depois de analisar as respostas de mais de três milhões de pessoas em todo o mundo, através do Inventário de Práticas de Liderança, para avaliar com qual frequência seus lideres se envolvem nas Cincos Práticas de Liderança exemplar. O estudo demonstrou que os líderes que usam com mais frequência as referidas práticas são consideravelmente mais eficazes do que os que usam como menos frequência.

Quer se aprofundar mais sobre o assunto, lei o que livro que vale a pena.

Fonte: KOUZES, James M. e P POSNER, Barry Z. Desafio da Liderança – Como Fazer Acontecer em Sua Empresa: Rio de Janeiro: Altas Books Editora, 2018.

62 visualizações
Fale conosco

21 99966.6701 (Whatsapp)

 

contato@jtbconsultoria.com.br

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon