"Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define,não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se GERENCIA."

William E. Deming

     Um dos grandes desafios da gestão no mundo dos negócios cada vez mais competitivo é como pedir o desempenho da empresa, seja para saber onde está e aonde pretende chegar, bem como o que é necessário fazer para melhor a performance  de cada setor ou departamento da empresa.

 

     Ao longo de mais de 40 anos como executivo de grandes empresas e também como professor e consultor, sempre identifiquei a grande necessidade de criar uma métrica de avaliação de desempenho organizacional, que fosse comprovada cientificamente e de fácil aplicação pelas empresas.

 

     Então escolhi o tema para ser a minha Tese de Doutorado em Administração que conclui na Universidad Nacional de Misiones na Argentina, como o titulo: Modelo de avaliação baseado em indicadores integrados de desempenho para empresas do segmento de supermercados.

 

     Mesmo sendo o estudo delimitado para o segmento de supermercados o modelo criado se aplica a qualquer tipo de organização seja com ou sem fins lucrativos.

 

     Mas, afinal de contas o que, significa Indicadores de Desempenho? Também chamados de KPI, são métricas, preferencialmente numéricas, que quantificam sua performance de acordo com os objetivos organizacionais. Para que os indicadores tenham uma contribuição significativa e efetiva no controle da gestão da empresa, primeiro é necessário entender  o planejamento estratégico e ter objetivos claros no ato de definição das metas que devem ser alcançadas. Com base nisso, a elaboração e a gestão dos indicadores de desempenho devem ser direcionadas para o monitoramento da evolução dos resultados da empresa, servir como referência para a tomada de decisão e estabelecimento de estratégias de melhoria.

     O que é o SAPE JTB?

 

     É um Software de Avaliação e melhoria de Performance empresarial, uma inédita e inovadora ferramenta estratégica de gestão, que tem como objetivo oferecer ao mercado um produto completo para a  avaliação e melhoria de desempenho empresarial.

 

 

     Principais vantagens oferecidas pelo SAPE JTB:

 

     - Por ser um modelo pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio e personalizado para atender  necessidades especificas de cada cliente;

 

     - Se a sua empresa não trabalha com gestão por indicadores de desempenho, não tem problema, com base em determinadas variáveis o próprio software calcula os indicadores;

 

     - Oferece um naipe com mais de 60 indicadores para que o gestor, em conjunto com a equipe de implantação possa escolher quais os mais adequados para medir os resultados de seu negócio;

 

     - Após escolhidos os melhores indicadores, atribui-se um  peso a cada um em função da sua  importância para o sucesso da empresa, devendo a soma ser 100%;

 

     - Após definidos os indicadores e seus respectivos pesos é estabelecido uma meta para cada um;

 

     - Por último é medido o resultado de cada indicador, comparado com a meta e então se obtém a performance de cada indicador;

 

     - Com  somatório da performance de cada indicador é obtido a performance do setor ou departamento;

 

     - Com o somatório da performance de cada setor ou departamento é obtido o resultado da empresa como um todo;

 

 

     Após definidos indicadores, pesos e metas o software faz todos cálculos de forma automática e você tem numa única página o resultado dos setores e da empresa como um todo, com indicação de quais indicadores e setores, estão puxando os resultados para baixo ou para cima e que precisa fazer para melhorar resultado de cada um.

   

     Além de melhorar os resultados financeiros da empresa, com garantia mínima de 10%, plataforma tem como objetivo gantarie a sustentabilidade do negócio, agindo sobre os 4 grupos de interesse de qualquer empresa: 

  • Cliente satisfeito;

  • Para ter cliente satisfeito os empregados também devem estar satisfeitos;

  • Os sócios também devem estar satisfeitos (lucro);

  • E a sociedade onde a empresa atua também deve estar satisfeita. 

     Juedir Teixeira: profissional com longa experiência de mercado, Administrador, Economista e Contador, Mestre em Gestão Estratégica de Negócios e  Doutor em administração. Empresário lojista, professor da FGV e outras universidades, Consultor da área de Gestão de Negócios. Autor do livro “Gestão Estratégica de Negócios: Métrica de avaliação de Desempenho Organizacional”, da editora Gramma.  Coautor dos livros: “Excelência em Atendimento ao Cliente” e “Consultoria Empresarial e Treinamento Comportamental”, da Editora Ser Mais.

Fale conosco

21 99966.6701 (Whatsapp)

 

contato@jtbconsultoria.com.br

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon