Tommy Hilfiger
Fundador e Designer Principal da Tommy Hilfiger foi eleito o varejista visionário do ano nos EUA, pela National Retail Federation (NRF).
A seguir a entrevista concedida por ele, Tommy, em 09/09/2024, na qual ele compartilha insights sobre a sua brilhante carreira, que serve de exemplo para empreendedor de qualquer parte do mundo e no Brasil não é diferente e, por isso, resolvi divulgar.
De seu começo humilde vendendo jeans como um estudante do ensino médio até o estabelecimento de uma das marcas de estilo de vida premium mais icônicas do mundo, a jornada de Tommy Hilfiger é uma prova de paixão, determinação e liderança visionária. É essa jornada notável que lhe rendeu a honra de ser nomeado o Visionário da NRF para 2025. Em uma entrevista exclusiva, Tommy Hilfiger compartilha insights sobre sua ilustre carreira, a evolução da indústria e os conselhos que ele ofereceria àqueles que aspiram construir suas carreiras no varejo.
Qual foi seu primeiro emprego?
Meus primeiros empregos incluíram cortar grama, limpar neve e entregar jornais. Então, aos 13, tive a oportunidade de trabalhar como estoquista em uma loja de artigos esportivos, onde mergulhei no aprendizado sobre produtos esportivos, despertando meu interesse precoce pelo varejo.
Como você chegou ao cargo que ocupa atualmente?
A ideia de criar minha própria marca começou enquanto eu administrava minhas lojas People’s Place, uma pequena rede de lojas que abri na minha cidade natal, Elmira, Nova York, na década de 1970. Essas lojas se tornaram um centro para os jovens, combinando moda, música e cultura pop de uma forma que era nova e emocionante. Foi nessa época que percebi o poder de trazer minha perspectiva única para a indústria da moda, o que me levou a imaginar minha própria marca. Em 1985, essa visão se tornou realidade com o lançamento da marca Tommy Hilfiger. Avançando para 2024, o que começou como um pequeno empreendimento cresceu e se tornou uma marca global com mais de 2.000 lojas em 100 países em todo o mundo.
Por que você escolheu o varejo como carreira?
Desde o momento em que comecei a trabalhar no varejo, eu sabia que esse era o caminho que eu deveria seguir em longo prazo.
Que conselho de carreira você daria ao seu eu mais jovem?
Eu diria ao meu eu mais jovem para manter o foco na sua visão e não ter medo de correr riscos. Também é crucial se cercar de pessoas talentosas e brilhantes que tenham seus melhores interesses no coração.
Conte-nos sobre uma experiência que definiu o varejo para você.
A experiência mais profunda que já tive foi ir à falência aos 23 anos. Abri minhas lojas People’s Place quando tinha 18 anos, mas não sabia nada sobre negócios. Depois da minha falência, aprendi sozinho o negócio do negócio, e isso me ajudou a construir a marca.
Conte-nos sobre um grande mentor e como ele impactou sua carreira.
Leonard Lauder é um grande mentor até hoje. Eu o chamo para quase todas as grandes decisões, e ele está sempre lá para mim. Eu aprecio a honestidade, humildade, franqueza e vasta experiência de Leonard.
Quais são as três habilidades essenciais para ter sucesso no varejo?
Adaptabilidade é essencial para evoluir com tendências de consumo e mudanças de mercado. Um forte foco no consumidor, entendendo e antecipando suas necessidades, é crítico. Por fim, o pensamento inovador ajuda a distinguir sua marca dos concorrentes e cativa o interesse do consumidor.
O que você faz para se destacar?
Nós nos concentramos em permanecer fiéis à identidade da marca enquanto abraçamos novas tendências e inovações. Também nos alinhamos com a cultura pop para expandir nosso alcance e influência, garantindo que nossa marca permaneça relevante e se conecte com públicos diversos em todo o mundo.
Qual foi o maior risco que você assumiu na sua carreira?
Quando abri mão da maioria da propriedade com meus antigos sócios comerciais, foi um grande risco, mas valeu a pena.
Que qualidades você procura em seus funcionários?
Procuro paixão, criatividade e espírito colaborativo em meus funcionários. É importante ter membros da equipe entusiasmados com nossa marca e alinhados com nossos objetivos.
Qual é sua filosofia de liderança?
É centrado em ação decisiva. Analisar demais pode causar oportunidades perdidas, então é crucial confiar em seus instintos e tomar decisões informadas e oportunas para ficar à frente.
De quais inovações você mais se orgulha?
Uma das inovações das quais mais me orgulho foi a extravagância do desfile de moda See-Now, Buy-Now. Por vários anos, criamos um conceito, que era See-Now, Buy-Now, onde apresentávamos na passarela roupas que estavam disponíveis ali e então.
Como você desliga o trabalho e como incentiva sua equipe a encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
Encontrar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é essencial, embora possa ser desafiador quando você é apaixonado pelo que faz. Eu consigo isso por meio de exercícios, viagens e tempo de qualidade com minha família, e incentivo todos a encontrarem suas próprias maneiras de atingir esse equilíbrio.
Qual é um trabalho que faz parte do varejo que a maioria das pessoas fica surpresa ao descobrir?
Muitos se surpreendem com os papéis extensivos de bastidores no varejo, como gerenciamento da cadeia de suprimentos e desenvolvimento de produtos, que são cruciais para o sucesso da indústria. O varejo vai muito além de apenas criar roupas.
O que há de inesperado em sua carreira no varejo?
Uma coisa inesperada sobre minha carreira no varejo foi o poder da colaboração. Foi emocionante ver como misturar diferentes perspectivas pode levar a algo realmente inovador e culturalmente impactante.
Qual é a parte mais gratificante do seu trabalho?
A capacidade de retribuir significativamente por meio de nossos esforços filantrópicos. Por meio do programa global PVH Cares, apoiamos várias organizações nacionais e internacionais sem fins lucrativos, incluindo a Cruz Vermelha da Holanda, a Foreseeable Future Foundation, a Race to Erase MS e a Fashion Minority Alliance.
Qual é um equívoco sobre o varejo que você gostaria de desmascarar para todos?
Um equívoco comum é que o varejo é apenas sobre vender produtos. É sobre criar experiências e construir relacionamentos que promovam a fidelidade à marca. Não estamos apenas vendendo roupas; estamos convidando os clientes para um estilo de vida.
Como a marca Tommy Hilfiger impacta as pessoas em todas as comunidades todos os dias?
Nossa marca causa impacto ao tornar a moda acessível e ambiciosa, garantindo que todos possam expressar seu estilo individual com confiança.
Como será o futuro do varejo?
Está mudando agora mesmo diante dos nossos olhos como resultado de ser Omnichannel. Acho que a IA e as compras por transmissão ao vivo entrarão em cena, e acho que os jogos são outra forma de varejo.
O que significa ser reconhecido como o Visionário da NRF?
Ser nomeado o próximo Visionário pela National Retail Federation é uma honra incrível. Quando entrei no cenário da moda em 1985 com grandes sonhos e paixão, a comunidade varejista norte-americana abraçou minha visão. A crença deles foi fundamental para minha jornada como designer americano com influência global.