A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS NAS EMPRESAS : O PAPEL DO GERENTE DE LOJA.

A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS NAS EMPRESAS: O PAPEL DO GERENTE DE LOJA.

 

As pessoas são fundamentais em qualquer organização, com ou sem fins lucrativos. As organizações são compostas de pessoas para atender pessoas. Nas empresas varejistas o papel das pessoas é ainda mais fundamental.

Na loja onde estão os dois maiores patrimônios de qualquer negócio: os clientes e os produtos, que precisam ser cuidados com todo carinho e na qual ocorre a experiência de compra, o papel do time se torna ainda mais relevante.

Se o papel do time da loja, composto por vendedores, operadores de caixa, repositores, pessoal de limpeza e outros é cuidar bem dos produtos e dos clientes, proporcionando uma excelente Experiência de Compra, qual deve ser o papel do gerente que lidera esse time?

Eu tenho proposto que o nome de gerente de loja ou outro equivalente, deveria ser mudado para “Cuidador”, o qual deveria constar no crachá do profissional.

Aí vem a pergunta porque cuidador? Se o papel de todo time da loja é cuidar bem dos clientes e dos produtos o papel do gerente é cuidar bem dessas pessoas, para que elas estejam motivadas para cuidar bem dos clientes e dos produtos.

Para que isso aconteça o gerente precisa ser um verdadeiro líder e não um chefe.

Diferença o líder e o chefe.

 

                             Chefe                           Líder
·      Controla os empregados;

·      Depende de sua autoridade;

·      Inspira medo;

·      Fala “eu”;

·      Sabe como fazer;

·      Usa as pessoas;

·      Recebe crédito;

·      Procura encontrar culpados

 

·      Orienta a equipe;

·      Gera entusiasmo;

·      Fala “nós”

·      Resolve os problemas;

·      Mostra como faz;

·      Desenvolve pessoas;

·      Pergunta

·      Dá crédito;

·      Diz “vamos lá”.

 

 

No link a seguir tem um artigo de minha autoria que fala justamente dos desafios da liderança, vale a pena dar uma olhadinha e, se gostar, sugiro ler o livro ali mencionado, para aumentar os seus conhecimentos sobre liderança. Link: https://www.jtbconsultoria.com.br/os-dasafios-de-lideranca/

Liderando na prática

Mas de forma simples e objetiva, qual seria o início para você, que tem a responsabilidade de liderar um time, começar ou aprimorar a sua jornada de liderança de gente? Vou propor algumas ações que vai mudar a percepção dos seus liderados sobre você:

Fomos condicionados, como chefe, a observar o que os nossos subordinados estão fazendo de errado para chamar a atenção. Mas se você quer ser um líder de verdade, precisa mudar a chave: passar a observar o que os seus liderados estão fazendo certo para reconhecer e elogiá-los.

      Existe dois tipos de pessoas: as que gostam de elogios e as mentirosas. De qual lado você está?

A partir da leitura deste texto você vai assumir um compromisso comigo: só vai chamar a atenção de alguém depois de fazer três elogios. Ninguém melhora se você só apontar seus erros e chama a atenção. Melhora elogiando o que faz de bom. 

Mas isso não se aplica somente no seu ambiente de trabalho: pode ser adotado com seu esposo ou com a sua esposa, com seus filhos, ou seja, com todas as pessoas com as quais você convive. Agindo dessa forma, você vai se tornar uma pessoa melhor e fazer as pessoas que convive com você mais felizes e, com isso, vai aumentar também o seu nível de felicidade.

O seu compromisso comigo é aplicar o princípio de três por um: só posso chamar a atenção de alguém depois que eu der três elogios. 

     Você vai ver o quanto é difícil elogiar. Criticar é muito mais fácil. 

      Habilidades Humanas

Existe uma pirâmide das habilidades humanas: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.

 

Hierarquia das Habilidades Humanas

Fonte: Próprio autor
Quando iniciamos a nossa vida profissional, desempenhamos somente habilidades técnicas, vendedor de loja por exemplo, cujo resultado do trabalho depende somente dele. Por ser um excelente vendedor é promovido a gerente e resultado do seu trabalho passa depender do trabalho de um grupo de pessoas. Aí entra as habilidades humanas, saber comunicar e liderar pessoas, portanto, para ser um bom gerente somente as habilidades técnicas não bastam. É preciso entender de gente.

Espero que com a leitura deste artigo você possa iniciar ou aprimorar a sua jornada de liderança, passando de um técnico brilhante ou um chefe temido para um líder respeitado.

 

     O papel principal do líder com relação aos seus liderados

  • Se o liderado não sabe, o papel do líder é ensinar;
  • Se o liderado não pode, o papel do líder e ajudar;
  • Se o liderado não quer, o papel do líder é motivar;
  • O líder deve avaliar constantemente os seus liderados e dar feedback, repetindo quantas vezes forem necessárias, porém, se não apresentar os resultados esperados, o liderado precisa ser substituído. O que não deve e ser substituído sem antes passar pelo que denominamos de Ciclo Virtuoso da Liderança.

 

     Ciclo Virtuoso da Liderança

Fonte:  Próprio autor.

Quer saber mais sobre o tema, acesse http://jtbconsultoria.com.br ou entre em contato com gente: contato@jtbconsultoria.com.br

Juedir Teixeira
Ph.D.

 

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