Cases de Sucesso
02.
HORTIFRUTI
Segmento Varejo Alimentício
Fomos procurados pela Diretora de Recursos Humanos da Hortifrúti, na época, Fátima Barreiras, para montar um programa de educação corporativa, para suportar o forte crescimento que a empresa planejava para os próximos anos.
O programa foi estruturado da seguinte forma: quem tinha curso superior participava do MBA em Gestão de Varejo, com carga horária de 360 horas, do qual participaram diretores e gerentes de primeira linha das diversas áreas estratégicas da empresa, em 3 turmas com cerca de 100 gestores.
Quem não tinha curso superior fazia o Curso Superior de tecnologia em Gestão de Varejo, com duração de 1.600 horas, com 4 turmas e cerca de 130 participantes. Quem participou dos cursos anteriores e quem não tinha o ensino médio fazia um curso corporativo de curta duração, denominado gestores de varejo, do qual participaram cerca de 300, supervisores, encarregados e outros, das diversas áreas da empresa.
Em cerca de 4 anos de duração do programa, foram capacitados mais 500 profissionais, sendo considerado um case de sucesso no mercado.
No início do programa a rede Hortifrúti tinha em torno de 25 lojas e hoje, 5 anos após a rede, que foi vendida para fundos de investimentos, tem em torno de 80 lojas e os profissionais formados nos cursos mencionados são gerentes das principais lojas e gerentes regionais da rede Hortifrúti Natural da Terra, conforme depoimentos de alguns ex-alunos dos cursos, dentre os quais o principal diretor de lojas, Marcos Sesana.