Como o Visual Merchandising pode ajudar a sua loja?

Como o Visual Merchandising pode ajudar a sua loja?

A preocupação com a formação da identidade da marca e composição de espaços de lojas físicas e virtuais deve ser prioridade na gestão de todo empresário, afinal o visual representa o primeiro contato entre o público e a loja, determinando o tom daquele relacionamento dali em diante. No blog de hoje, vamos falar sobre como o visual merchandising pode ajudar a sua loja. Aproveite a leitura!

O visual merchandising consiste em toda a apresentação de um ou mais produtos dentro da loja ou ponto de venda para conseguir convencer os clientes a comprarem. É diferente do que algumas pessoas pensam: não é só da vitrine que o profissional dessa área cuida; ele costuma mexer em quase toda a estrutura da loja.

O merchandising no ponto de venda costuma ser um fator decisivo para a compra, até porque é ali que o cliente terá um contato mais direto com os produtos e poderá ver os diferenciais mais de perto.

A visão é o sentido que mais utilizamos em um primeiro contato; cerca de 80% dos nossos primeiros estímulos são visuais, o que apenas reforça sua importância no dia a dia do público.

Dicas de como aplicar o visual merchandising no seu negócio

Boas práticas de visual merchandising geralmente envolvem a realização de experiências de compras positivas, fortificando os laços entre a marca e o cliente. Pontos de venda dinâmicos que permitam o bom fluxo de pessoas (e produtos) fazem toda a diferença na criação de uma boa experiência de compra. Confira abaixo algumas dicas de como aplicar o visual merchandising no seu negócio.

Pense no Ponto de Venda como um todo

Não pense apenas no lugar do ponto de venda, analise o ambiente de forma macro. Você deve conhecer toda a loja para conseguir encontrar um ponto que mostrará o seu produto de forma mais fácil e chamativa.
Nem sempre a vitrine será o ponto mais importante. Alguns produtos podem ganhar mais destaque se estiverem em outros pontos.

Crie temáticas diferentes

Pare de tentar criar sempre o óbvio, tente usar temas diferentes e que possam atrair mais os seus clientes. Temáticas fora do comum costumam chamar muito mais a atenção do público.

Conheça quais os pontos mais “quentes” da loja

Se o ponto de venda em que você expõe seus produtos fica em uma loja de shopping, por exemplo, você pode procurar alguns lugares que costumam promover mais vendas.

Fique atento ao que está sendo oferecido perto dos caixas, porque esse é um lugar onde muitas pessoas acabam comprando por impulso por estarem mais perto de pagarem. Para as vitrines, é preciso pensar em produtos que sejam peças-chave para a atração do público-alvo.

Não esconda o preço

Esse costuma ser o segundo ponto decisivo para a compra, portanto é imprescindível que você coloque ele à vista do cliente.

Mesmo sendo um preço mais alto, se o cliente não conseguir descobrir qual ele é, vai acabar desistindo rápido da compra e tentará encontrar o mesmo produto em outras lojas e pontos de venda.

Vitrine e o poder da atração

Se o seu produto for escolhido para ser exposto na vitrine do ponto de venda, aproveite. Faça uma apresentação bem equilibrada e atrativa para os clientes. Tenha certeza de que o seu produto será avistado de longe pelo seu público-alvo.

É na vitrine que o cliente passa um bom tempo analisando o que pode ter de interessante na loja e acaba sendo ou não convencido a entrar.

A reação do cliente vai depender de como você vai apresentar os seus produtos, então capriche bastante.

A JTB tem soluções estratégicas personalizadas em todas as áreas do varejo, essenciais para o bom funcionamento de seu negócio – incluindo o visual merchandising – que vão ao encontro de suas necessidades e demandas corporativas. Com base em análises, estruturação empresarial e muito planejamento estratégico, conectamos soluções a resultados de valor, visando descomplicar seus processos para ampliar horizontes.

Conclusão

A apresentação do seu produto pode ser um fator bastante decisivo para o aumento das vendas e para a melhoria dos resultados de sua empresa. Aposte no bom gosto do cliente e cuide muito bem do visual de seus produtos.

A JTB demonstra que o visual merchandising é uma ferramenta que trabalha para contribuir com a boa imagem da empresa, que gera atenção com a fachada de sua loja a fim de torná-la atraente, expondo corretamente o mix de produtos devidamente precificados, permitindo a boa circulação dos clientes, fazendo um bom agrupamento dos produtos para facilitar a compra e estimular a venda adicional. Esse cuidado deve existir tanto no mundo físico quanto no mundo virtual.

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