O que é ESG e por que sua empresa precisa valorizá-lo?
ESG é a sigla do ano no mundo dos negócios e significa Ambiental, Social e Governança. Hoje, já é um princípio básico para o interesse de investidores e outros públicos com interesse em organizações de todos os mercados.
Estudos e relatórios de casas de análises indicam que empresas alinhadas a esses princípios vêm se saindo melhor, não só em se tratando de gestão de imagem, mas financeiramente.
Portanto, esses pilares são analisados como critérios por investidores, parceiros e consumidores para mensurar os impactos financeiros, sociais e ambientais das organizações. Nesse sentido, podemos afirmar que os padrões ESG funcionam como um selo de qualidade no mundo corporativo.
Empresas com práticas ESG são mais valorizadas
Empresas atentas às tendências de ESG e que investem, com propósito, em suas práticas são as primeiras a receber bons investimentos e ter sucesso na conquista do mercado. Afinal, cada vez mais nossa sociedade preza organizações que constroem uma boa gestão, valorizando pessoas e o meio ambiente.
O próprio mercado tende a prestigiar essas empresas, por uma questão de alinhamento de valores. Os investidores estão mais conscientes, engajados e socialmente responsáveis e passam a questionar as empresas em geral, exigindo posicionamentos claros e mudanças de postura, privilegiando as que adotam melhores práticas.
Além disso, há um aspecto de maior eficiência de gestão. Critérios ESG podem criar valor no fluxo de caixa das empresas de cinco maneiras: facilitando o crescimento da receita, reduzindo custos, minimizando intervenções regulatórias e legais, aumentando a produtividade dos funcionários e otimizando investimentos em bens de capital.
Devido a essas exigências e tendências, já podemos concluir que organizações que investem em boas práticas têm mais estabilidade. E, provavelmente, são mais lucrativas no fim das contas.
Vantagens da prática ESG para a sua empresa
Atender aos critérios do ESG consequentemente atrai os olhares dos investidores. No entanto, essa é só uma das vantagens de seguir as boas práticas de gestão. Confira alguns outros motivos para ser uma empresa ESG.
• Mais oportunidades
Você sabia que um dos requisitos para realizar exportações no mercado internacional é estar em dia com as questões ambientais? Dessa forma, o ESG entra como uma vantagem competitiva: você expande seu negócio com mais facilidade.
• Desempenho financeiro
Investir em práticas sustentáveis é um ótimo meio para melhorar as finanças de um negócio. Você sabia que, no auge da pandemia de Coronavírus em 2020, que impactou diretamente a economia, empresas que já haviam adotado as práticas de ESG foram destaque no mercado mundial?
A melhora nos seus lucros está diretamente ligada às boas práticas sociais e ambientais.
• Público consumidor fidelizado
Gerações mais novas preferem consumir de marcas sustentáveis. De acordo com um estudo, os jovens da geração Z (indivíduos que nasceram entre 1995 e 2010) consideram comprar de marcas que apoiam causas em comum.
• Marca empregadora
Empresas que investem em uma gestão sustentável e transparente, seguindo as práticas de ESG, são as principais referências como marca empregadora. Ou seja, provocam o interesse em novos profissionais serem parte da sua equipe.
• Colaboradores engajados
Adotar o ESG colabora diretamente com a melhora do engajamento dos colaboradores, podendo deixar o clima da empresa muito mais leve e colaborativo.
Assim como o consumo de marcas conscientes cresceu, a busca por fazer parte de empresas com algum propósito social também está aumentando. Nesse sentido, adotar as boas práticas é uma excelente forma de reter talentos e conquistar profissionais dedicados.
Conclusão
As melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) vêm sendo cada vez mais valorizadas nas empresas. Além de contribuir para um mundo mais ético, saudável e justo, elas estão associadas a benefícios como redução de custos, solidez e resiliência — benefícios mais do que bem-vindos. A JTB consultoria é capacitada para implementar estratégias específicas para ESG!