A gestão dos negócios vem passando por rápidas e profundas transformações e aumenta cada vez mais os desafios para os gestores, dentre eles podemos destacar os seguintes:
1. Como manter os valores e cultura da empresa?
Em um passado recente as grandes empresas do mercado eram as montadoras de automóveis e as petrolíferas, em função de seus grandes parques fabris. No mundo atual dos negócios, as grandes empresas são do segmento de tecnologia e varejo, cujo grande patrimônio são as pessoas, equipes, e as informações, tecnologia da informação. Mas se a empresa não tiver pessoas capacitadas para saber usar as informações, pouco adianta investir em tecnologias sofisticadas.
Ocorre que as pessoas estão permanecendo cada vez menos tempo em uma empresa. Foi feita uma pesquisa recente com 500 grandes empresas de diversos segmentos, nas quais foram identificados dois tipos de empregados, no tocante ao tempo de empresa: até três anos e mais de 10 anos, entre três e dez anos não tem ninguém. Isso está ocorrendo porque na geração milênio, ou seja, os nascidos a partir de 1982 – até 1994 geração Y e os nascidos a partir de 1994 geração Z, o tempo médio de permanência numa empresa não chega a dois anos e quanto mais nova a geração menos tempo fica em um emprego. Segundo dados do CAGED o tempo médio de permanência no emprego vem caindo ano após anos: em 2005 era de 24,7 meses, em 2006 de 23,1 e em 2007 21,8 meses.
Nas grandes empresas de tecnologia o tempo médio de permanência é ainda menor: no Facebook é de 2,02 anos, na Uber de 1,23, na Amazon de 1,84 e AIRBNB de 1,64 anos, segundo pesquisa da PwC.
O fenômeno da redução do tempo de permanência também vem ocorrendo no comando das organizações. Segundo estudo da Booz & Company, consultoria global que conduziu a pesquisa em 2013, com 2,5 mil empresas listadas na bolsa, com faturamento entre US$ 5 bilhões e US$ 50 Bilhões, sendo 116 empresas do Brasil, o tempo médio de permanência dos CEOs também vem caindo ao longo do tempo. Segundo o estudo no Brasil a média foi de 2,5 anos enquanto a média global foi de 4,8 anos.
O grande desafio é como manter os valores que são os pilares da cultura da empresa se em menos de três anos todos os colaboradores são substituídos, inclusive os CEOs.
2. Como fazer a gestão do conhecimento?
Pelos mesmos motivos mencionados anteriormente, se em menos de três anos as empresas estão perdendo o seu grande patrimônio que são as pessoas e com elas vão as informações, o gigantesco desafio é como fazer e manter a gestão do conhecimento dentro das organizações.
3. Como manter o foco na gestão estratégica dos negócios?
O mundo de um modo geral vem passando por processo de especialização em todos os segmentos e no mundo dos negócios não é diferente. Se analisarmos desde a Teoria Clássica da Administração desenvolvida por Henri Fayol no início do século passado até os dias atuais, as estruturas organizacionais das empresas mudaram de forma acentuada, tornando-as mais baixas, ou seja, como menos níveis hierárquicos e mais áreas de especialização. As empresas vêm investindo pesadamente nas diversas áreas, muitas vezes sendo conduzidas pela área de tecnologia da informação, sem uma visão integrada da gestão do negócio da empresa. Em uma palestra realizada pelo Hed de Varejo da America Latina da IBM, Enio Garbin, para a nossa delegação do Big Show da NRF, em Nova Iorque em 2019, ele mencionou que as “empresas varejistas estão procurando as empresas de tecnologias para saber que tecnologia usar, quando na verdade deveria conhecer e entender seus clientes para identificar quais as suas necessidades atuais e futuras, desenvolver estratégias para atender essas necessidades para então procurar a empresa de tecnologia para saber qual a melhor tecnologia para atender a estratégia estabelecida”.
O grande desafio é como manter cada uma das áreas de especialização focadas nos objetivos estratégicos da empresa, sem perda de sinergia e com definição de prioridade do é realmente mais importante para o negócio a curto médio e longo prazo, sempre com foco no cliente. Na área de tecnologia e inovação, quantos investimentos têm sido feitos sem que o retorno esteja alinhado com os objetivos estratégicos da empresa?
4. Como medir os resultados estratégicos da empresa?
O grande desafio e como medir os resultados estratégicos da empresa, através de indicadores integrados de performance, para saber onde está e onde pretende chegar e quanto falta para chegar lá, bem como, quais áreas estão puxando os resultados da empresa para baixo ou para cima e o que precisa fazer para melhorar os resultados.
Para isso, é necessário definir quais os melhores indicadores (KPI’s) a serem adotados, qual o número de indicadores ideal, qual o nível de importância de cada um para o sucesso do negócio, qual a meta a ser alcançada e comparar com os resultados obtido para cada um dos KPIs.
Entendemos que este é, sem dúvida, o maior desafio da gestão na atualidade, analise de dados para transformar em informação certa e no momento certo para pronta tomada de decisão.
Os gestores, na sua maioria, entendem que ter um ERP (Enterprise Resource ou BI (Business Intelligence) resolve o problema, mas na verdade os ERPs são o motor de um carro que leva a qualquer lugar, mas o gestor precisa de uma GPS que identifique exatamente qual o setor e quais os indicadores que precisam melhorar e nem sempre a empresa tem no seu time de gestores, pessoas com esse nível de conhecimento e com as informações disponíveis para pronta tomada de decisão, no momento certo.
Os ERPs são igual petróleo que está de baixo da terra ou no fundo mar e alguém precisa retirar e refinar para pode usar. Os ERPs têm todos os dados, mas os gestores precisam retirar e refinar para poder usar e nem sempre tem tempo para que isso seja feito, na hora que precisa tomar a decisão.
Como entendemos que este é o maior desafio da gestão, desenvolvemos uma solução, que foi objeto da minha tese de doutorado em administração, que já está disponível e se você tiver interesse, pode conhecer acessando o site: www.overmetric.com.br ou entrar na loja da Apple ou Android, baixar o aplicativo Overmetric, criar login e senha e pode acessar uma loja exemplo, para ver a ferramenta estratégica de gestão funcionando.
Se quiser saber mais entre em contato comigo: juedir@me.com
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Prof. Dr. Juedir Teixeira