WEB SUMMIT RIO 2023
Participei do Web Summit Rio, realizado no período de 1 a 4 de maio de 2023, no Rio Centro no Rio de Janeiro, e quero deixar registrado alguns pontos que julguei importantes.
A empresa sediada em Dublin e realiza eventos de tecnologia em todas as partes do mundo, como Lisboa, Doha, Hong Kong, e Toronto. Seu objetivo é reunir líderes importantes e formuladores de políticas na área de tecnologia para discutir sobre o futuro da tecnologia e qual o caminho que a indústria deve seguir.
A realização do evento no Rio foi importante, em função da tecnologia da América do Sul estar em ascensão e o Brasil ser considerado o país com o cenário mais propício para startup em nível mundial. Por isso a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como ideal para sediar o único evento fora da Europa, representando a América do Sul.
Foram realizadas diversas palestras com as mais importantes líderes em inovação e grandes ideias foram compartilhadas.
Os números do Web Summit Rio:
• Público presente: 21.367;
• Países representados: 91;
• Startup presentes: 974;
• Investidores: 596 de 21 países;
• Palestrantes: 400, sendo 173 estrangeiros;
• Membros de mídia cobrindo o evento: 734;
• Mulheres: 40% do total presente, 37% dos palestrantes e 209 startups pertencem as mulheres.
• Impacto na economia do Rio de Janeiro: segunda a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o Web Summit Rio deve movimentar R$1,2 bilhão na economia, com os seis eventos que serão realizados até 2028.
Um dos temas de maior destaque do evento foi a inteligência artificial, com diversas empresas apresentando soluções inovadores em inteligências artificiais, com startup que utilizam IA não somente como soluções, mas como recursos operacionais, na tradução de textos, produção de conteúdo para site e marketing e atendimento automatizado a clientes, entre outras.
Outras tecnologias como Blockchain, NFTs, tokenização de operações, implementação de Metaverso, realidade virtual e realidade aumentada também faram apresentadas de forma bastante abrangente no evento.
A área de saúde também mereceu destaque como uma área que mais está inovando no Brasil.
No tocante a inteligência artificial, gostei ideia do CEO do Rock In Rio, Luís Justo, que mencionou que as inteligências artificias são simples papagaios de alta performance: “Elas são capazes de nos copiar e mais que isso, nos copiar em termos de comportamento, os nossos erros etc”.
Resumindo, podemos dizer que as duas tecnologias mais promissoras apresentadas no Web Summit Rio, foram a Inteligência Artificial e o Blockchian, as quais vão causar grande impacto em toda a sociedade.